Oração e ação

“Oramos ao nosso Deus e colocamos guardas de dia e de noite para proteger-nos” Ne 4.9

Continuando a minha leitura do livro de Neemias, achei esse versículo que chamou a minha atenção. Neemias descreve que orou a Deus para proteger a todos que estavam reconstruindo o muro de Jerusalém, pois seus inimigos estavam fazendo aliança entre eles para poder guerrear contra Jerusalém e desviar os judeus do seu objetivo. Ne 4.8.

Para alguns essa atitude pode identificar que houve falta de confiança em Deus, pois Neemias orou e colocou homens para proteger os trabalhadores que estavam reconstruindo o muro de Jerusalém. Mas não é bem assim, o grande lider Neemias era um homem de oração e de ação.

Diante das ameças de seus inimigos, prontos para invadir a cidade fragilizada, com seus muros destruídos, não titubeou: colocou o problema diante de Deus em oração e, ao mesmo tempo, estabeleceu guardas de dia e noite para proteção do povo.

“Os que edificavam o muro, e os que traziam as cargas, e os que carregavam, cada um com uma mão fazia a obra e na outra tinha as armas.” Ne 4.17

Existem ocasiões em que só podemos orar, mas não é bíblico deixar de fazer a nossa parte quando essa é possível. Assim oremos pelos enfermos, mas também lancemos mão dos remédios e da ajuda médica; oremos por missões, mas também ofertemos e enviemos missionários; oremos pela conversão de nossos queridos, mas, ao mesmo tempo, compartilhemos com eles o Evangelho; oremos pelo pão de cada dia, como o Senhor nos ensinou, mas trabalhemos por ele, como a Bíblia nos ordena.

Enfim, se for possivel, vamos orar e agir, fazer tudo o que está ao nosso alcance. Diante das dificuldades e desafios da vida, sigamos orando e agindo.

A oração não nos dispensa de agir dentro de nossas possibilidades.

Graça e Paz.

Deixe um comentário