Construa pontes

“A obra é grande e extensa e estamos separados, distantes uns dos outros, ao longo do muro. Do lugar onde ouvirem o som da trombeta, juntem-se a nós ali. Nosso Deus lutará por nós” Ne 4.19-20

Neemias não foi somente o reconstrutor dos muros de Jerusalém. Ele sabia que sozinho não conseguiria realizar essa tarefa que recebeu do Senhor nosso Deus. Então ele se tornou um grande construtor de “ponte” entre as pessoas;  conforme vemos no texto Ne 2.1-20. Eles sofreram oposição, alguns desanimaram e ainda havia a ameaça de uma batalha, mas ele conseguiu unir o povo em torno de um propósito: reconstruir.

Hoje vivemos um mundo contraditório, onde as pessoas buscam a “conectividade”; as nações buscam acordos para se associarem, as empresas buscam parcerias com outras empresas e a cada dia mais pessoas vão entrando em um processo de isolamento. Poucos são os motivos que levam as pessoas a sair de casa, menos ainda os que as fazem relacionar-se umas com as outras. As casas estão bem equipadas com televisores, DVDs, som de última geração, jogos ultramodernos e computadores que se conectam com o mundo todo.

Tudo isso traz um sentimento de autossuficiência, a ponto de muitos pensarem que não precisam de mais ninguém. Esta situação já afeta muitos cristãos – nem todos dão a devida atenção ao relacionamento com os irmãos, um dos grandes tesouros da vida cristã. Como diz o Salmo 133, “Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união”. Deus somente age onde existe união.

Portanto, antes de iniciarmos a construção dos “muros” – uma tarefa ou obra para o nosso Deus – deveríamos iniciar a reconstrução das pontes entre nós. Para isso, perdoe antigas ofensas ou peça perdão pelas que cometeu; gaste mais tempo conversando com as pessoas; visite-as; prepare um jantar e convide alguém que conhece há anos… Enfim, sejamos construtores de pontes – elas garantem nossa união e nos ajudam quando as adversidades abalam nossa vida.

Lembre-se que Jesus é a nossa “ponte” com o Deus Pai.

Construir muros é mais fácil; construir pontes é mais importante.

Graça e Paz.

Deixe um comentário