Pecados

“Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. Lava-me, completamente, da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado. Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Contra ti, contra ti somente, pequei, e fiz o que a teus olhos parece mal, para que sejas justificado quando falares e puro quando julgares. Eis que em iniquidade fui formado e em pecado me concebeu minha mãe. Eis que amas a verdade no íntimo e no oculto me fazes conhecer a sabedoria. Purifica-me com hissope e ficarei puro: lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve. Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste. Esconde a tua face dos meus pecados e apaga todas as minhas iniquidades. Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto.” Salmo 51:1-10

Pecado é tudo aquilo que desagrada ao Senhor. Quando alguém decide seguir a Jesus, recebe o perdão de todos os seus pecados. Porém, isso não significa que nunca mais irá pecar – só ficaremos totalmente livres do pecado quando vivermos com o Senhor no céu.

Quem vive sem Deus e percebe sua imperfeição, sente-se sufocado e não encontra ninguém confiável para resolver o assunto; além disso, é tomado pela culpa e outros sentimentos ruins, consequências do erro. Com os cristãos é diferente. Quando falhamos e desagradamos o Senhor, podemos conversar e buscar conselhos com outras pessoas que também seguem a Cristo. O Espírito Santo de Deus, que mora em nós, pode nos revelar algo – às vezes nos torna conscientes do próprio pecado cometido. Mas a principal diferença é que podemos conversar com Deus, admitindo nossas fraquezas e deslizes e demonstrando nosso arrependimento e desejo de não mais repetir o erro. Com seu perdão, Deus tira o peso que estamos carregando – culpa, dores, mágoas – e, livres destas coisas que nos pertubavam, tudo melhora: a qualidade de nosso trabalho, nosso estudo e de nossos relacionamentos.

Como é bom ter acesso ao perdão de Deus! Mas isso não quer dizer que vamos reincidir no erro, praticando sempre os mesmos pecados com a certeza de que Deus nos perdoará. A Bíblia diz que quando estamos com Jesus não ha nenhuma condenação, pois fomos libertados da lei do pecado e da morte (Rm 8:1), mas não é por isso que vamos viver pecando e pedindo perdão. Temos de buscar a maturidade, permitindo que Deus trabalhe as nossas deficiências e fraquezas.

O pecado é como se você fosse ferido num lugar incômodo por um espinho que não consegue retirar: você precisa de outra pessoa para extraí-lo. Quando erramos, é preciso buscar a Deus e confessar o pecado, para que Ele o retire de nós!

Graça e Paz!

Deixe um comentário