Inverno

Graça e Paz!

Em São Paulo estamos vivendo dias de frio, logo temos de tirar os casacos dos armários pois se assim não fizermos corremos o risco de contrairmos alguma daquelas doenças de inverno, tais como alergias no sistema respiratório e resfriados.

Algumas vezes só percebemos que estamos precisando adquirir algum agasalho quando chega neste época do ano e percebemos que estamos praticamente sem opção porque as roupas que tínhamos já não nos servem ou porque estão fora de moda.

No inverno precisamos de mais proteção e aconchego, alimentação mais quente e calorosa, uma vez que nosso organismo acaba consumindo um pouco mais de energia para manter a temperatura corporal.

No mundo espiritual também atravessamos alguns invernos, só que geralmente mais longos e mais severos, pois as roupas literais de nada  nos adiantam nestes momentos onde a solidão bate à porta, o desespero se aproxima e olhamos para os lados e praticamente não encontramos abrigo.

No inverno espiritual nos sentimos fracos, algumas vezes sem esperança, chegamos a pensar que sucumbiremos diante das dificuldades que atravessamos. Tentamos cobrir os pés mas logo percebemos que o cobertor é curto e sentimos frio no rosto, e com isso não conseguimos nos aquentar, logo vem as enfermidades e ficamos espiritualmente debilitados.

Assim como fisicamente nos preparamos para enfrentar o inverno, espiritualmente deveríamos fazer a mesma coisa, deveríamos nos preparar, deveríamos agir preventivamente com o objetivo de sofrer menos os impactos. Lembro que todo e qualquer cristão tem seu inverno espiritual.

Seguem algumas dicas para que nos preparemos para o inverno:

a)    Procure sempre alimentar-se individualmente da Palavra de Deus;

b)    Tenha seus momentos de comunhão com o Senhor;

c)    Partilhe de uma vida em comunidade. Na igreja somos fortalecidos;

d)    Confie no Senhor e saiba que Ele sempre estará contigo; desde que você esteja com Ele;

e)    Não desanime, pois com o desânimo tendemos a nos retrair e ficar com mais frio ainda;

f)     Se o seu cobertor espiritual é curto, peça ajuda de alguém, assim você conseguirá manter a temperatura;

g)    Percebendo alguém frio espiritualmente falando, ore por ele (a).

Que nesta semana o Senhor nos dê de sua graça para atravessarmos os invernos literais e espirituais.

Fique na paz e boa semana.

Abraços

Miquéas F. Matos
miqueas@adu.org.br

Deixe um comentário