A espiritualidade que nos leva a Deus!

“Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo. Jesus disse-lhe: Eu o sou, eu que falo contigo. E nisto vieram os seus discípulos, e maravilharam-se de que estivesse falando com uma mulher; todavia nenhum lhe disse: Que perguntas? ou: Por que falas com ela? Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, e foi à cidade, e disse àqueles homens: Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo? Saíram, pois, da cidade, e foram ter com ele. E entretanto os seus discípulos lhe rogaram, dizendo: Rabi, come.” João 4:19-30

Muita coisa temos visto e ouvido no seio da Igreja quando o tema em questão é vida espiritual, sendo que existem por parte daqueles que compõem a igreja varias opiniões e pontos de vista diferentes sobre o assunto, cada um defendendo a sua verdade pelas suas razões e convicções pessoais. E neste texto que narra o encontro de Jesus com a mulher Samaritana existem princípios de espiritualidade que agradam a Deus e que de fato nos revelam algo sobre características da vida espiritual na vida do homem:

O HOMEM ESPIRITUAL ENXERGA A VIDA E AS PESSOAS DE FORMA DIFERENTE:

Sem preconceitos (versos 9 e 27): Como você sendo Judeu pede de beber a mim que sou Samaritana? Devemos olhar para as pessoas como Jesus as olhava.

Sem Juízos e concepções próprias (versos 17 e 18): Como será que as pessoas olhavam para aquela mulher em função de ter tido na vida seis homens diferentes:

Olhando para o próximo como alguém que necessita de Deus (verso 10): Independente da origem da mulher (samaritana) Jesus desejou gerar vida em sua vida sem graça e sofrida.

O HOMEM ESPIRITUAL ENTENDE QUE DEVE SER ESPIRITUAL EM TODO TEMPO E EM TODO LUGAR:

Existem pessoas que agem de forma espiritual apenas na Igreja (versos 20 e21): Muitos agem assim porque acreditam que espiritualidade só deve se manifestar na Igreja. Os pais desta mulher entendiam que naquele monte era o lugar de adorar, já para os Judeus era em Jerusalém.

Jesus quebra esta paradigma (v.23,24): Deus esta interessado que aqueles que o adoram vivam um vida espiritual verdadeira em todo lugar.

O HOMEM ESPIRITUAL É UM ADORADOR VERDADEIRO PORQUE CONHECE A DEUS:

Existem pessoas que acham que conhecer a Deus, mas nunca bebem da água que mata a sede (verso 10): Vivem um evangelho fracassado, vivem dentro da Igreja, mas infelizes, não acreditam no poder da oração e nem na palavra que ouvem, ou seja, marcam ponto dentro das Igrejas.

Existem pessoas que adoram a Deus porque o conhecem verdadeiramente (verso 22): Jesus afirma a existência de pessoas que adoram a Deus porque de fato conhecem a Ele. “Nós adoramos e conhecemos o que adoramos”.

Para viver a espiritualidade que nos levará a Deus, o conhecimento teórico não é suficiente (verso 25), mas devemos desejar beber da verdadeira água que matará nossa sede todos os dias.

Graça e paz!!!

Deixe um comentário