Brindados pela herança Divina!

“Bendito seja o Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo, para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo de entre os mortos. Para uma herança incorruptível, incontaminável, e que se não pode murchar, guardada nos céus para vós, Que, mediante a fé, estais guardados, na virtude de Deus, para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo. Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais, por um pouco, contristados com várias tentações, Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro, que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo; Ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais, com gozo inefável e glorioso; Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das almas; Da qual salvação inquiriram e trataram diligentemente os profetas, que profetizaram da graça que vos foi dada, Indagando que tempo, ou que ocasião de tempo, o Espírito de Cristo, que estava neles, indicava, anteriormente testificando os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir. Aos quais foi revelado que, não para si mesmos, mas para nós, eles ministravam estas coisas, que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos desejam bem atentar.” 1º Pedro 1:3-12

O tema da desta carta do Apóstolo Pedro é o sofrimento do Cristão, ou seja, se você ler com bastante atenção o que você vai perceber que este tema aparece com freqüência. Agora o que é muito interessante que mesmo esta carta tendo um tema assim, Pedro nos fala através dela também a respeito de herança. E a herança tratada nesta carta é uma herança que esta muito acima de algum bem que um papai e uma mamãe podem deixar a seus filhos, que muitas vezes em conseqüência disto gera na família atritos, choques, desconfortos etc. Mas a herança que Pedro trata na carta é uma herança que não termina e esgota quando do ultimo suspiro de alguém aqui nesta vida, mas ao contrário disto é uma herança eterna. E diante da incerteza de muitos a respeito de ter recebido esta herança de nosso Pai, Pedro nos mostra quais devem ser nossas atitudes diante disto. E a primeira lição de Pedro neste texto, ou a primeira atitude que ele toma diante disto é:

1- Ele começa, ou inicia agradecendo a Deus. Verso 3.

  • O crédito de Pedro neste texto é direcionado é atribuído a Deus, aquele que de fato é a única fonte de todos os benefícios disponíveis a alma humana.
  • O quadro descrito por Pedro aqui é de uma riqueza espiritual enorme, o que ele revela é que a misericórdia de Deus é o principio de tudo para termos adquirido esta herança tão sublime, e com toda certeza Pedro conheceu e provou de verdade desta misericórdia Divina.

2- Ele declara e mostra a qualidade da herança de Deus aos homens. Verso 4.

  • Pedro esta tratando de algo muito superior a dólar, real etc. O que o crente recebe de Deus como herança é algo que não se desmancha com o tempo, esta herança não se dissipa, ladrão nenhum pode roubar.
  • A herança como diz Pedro é sem mácula, ou seja, sem mancha. Não como aquele tipo de herança que os filhos herdam de pais corruptos, pais desonestos que conquistaram por meios ilícitos, por meios deploráveis, por meios injustos, mas esta herança Deus aos homens é limpa, tem preço de sangue.

3- Ele declara que esta herança é guardada com propósitos. Verso 5.

  • Pedro após declarar que esta herança esta guardada nos céus, ele declara agora o propósito e o porquê dela estar guardada. O texto declara que ela esta guardada para salvação de todo aquele que crê em Jesus pela fé.
  • Pedro também revela somos guardados dia a dia para esta herança através do poder de Deus, ficando muito claro a dependência divina do ser humano em relação a esta herança que tem como resultado a salvação que há de ser revelada no ultimo tempo.

Temos que aprender urgentemente a apossar-se desta herança que um dia se revelará segundo a vontade de Deus. E mesmo diante dos dilemas da vida, dos medos, das incertezas, dos momentos do choro noturno, vamos olhar para frente com muita fé na alma, para gravarmos com convicção em nossos corações que de verdade nós temos uma herança. E que acima de tudo a morte de Jesus foi à prova da entrega aos homens desta herança que é a mais segura e a mais confiável herança que qualquer homem já recebeu ou possa vir a receber. Louve sempre a Deus por este belo e abençoado presente.

Que a graça de Deus seja abundante sobre nós hoje e sempre!

Deixe um comentário