Fogo ardente

“E aconteceu, no dia seguinte, reunirem-se em Jerusalém os seus principais, os anciãos, os escribas, E Anás, o sumo sacerdote, e Caifás, e João, e Alexandre, e todos quantos havia da linhagem do sumo sacerdote. E, pondo-os no meio, perguntaram: Com que poder ou em nome de quem fizestes isto? Então Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse: Principais do povo, e vós, anciãos de Israel, Visto que hoje somos interrogados acerca do benefício feito a um homem enfermo, e do modo como foi curado, Seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, em nome desse é que este está são diante de vós. Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina. E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. Então eles, vendo a ousadia de Pedro e João, e informados de que eram homens sem letras e indoutos, maravilharam-se e reconheceram que eles haviam estado com Jesus. E, vendo estar com eles o homem que fora curado, nada tinham que dizer em contrário. Todavia, mandando-os sair fora do conselho, conferenciaram entre si, Dizendo: Que havemos de fazer a estes homens? porque a todos os que habitam em Jerusalém é manifesto que por eles foi feito um sinal notório, e não o podemos negar; Mas, para que não se divulgue mais entre o povo, ameacemo-los para que não falem mais nesse nome a homem algum. ” Atos 4:5-17.

Quando o Espírito Santo inflamou os seus corações, Pedro e João pregaram a mensagem de Cristo com poder, embora ameaçados e às vezes presos. Por meio deles, o Senhor curou um mendigo aleijado (Atos 3). Então, foram proibidos de falar ou ensinar em nome de Jesus (v18). Foi diante dessa ordem que eles responderam: “Julguem os senhores mesmos se é justo aos olhos de Deus obedecer aos senhores e não a Deus” (v19) e citaram o versículo de Atos 4:20.

Mesmo perseguidos durante anos, os lábios daqueles homens proclamaram a mensagem cristã numa linguagem clara e eloquente. Foi exilado na ilha de Patmos que o apóstolo João recebeu a revelação do Apocalipse e viu novos céus e nova terra (Ap. 21:1). Ainda que separado das pessoas que amava, não deixou de transmitir a mensagem divina proclamada ao seu coração ardente.

De igual modo, o apóstolo Paulo, o maior missionário de todos os tempos, exclamou: “Quando prego o evangelho, não posso me orgulhar, pois me é imposta a necessidade de pregar. Ai de mim se não pregar o evangelho” (I Co 9:16). Embora ameaçado pelos poderosos imperadores de Roma e pelo terror das prisões, nunca o apóstolo se calou para a proclamação de Cristo. Dia e noite, no calor do verão ou no intenso frio di inverno, na Asia ou na Europa, com saúde ou enfermo, ante amigos ou inimigos, ele anunciava a transformação que Cristo fizera em sua vida desde seu encontro com o Senhor no caminho de Damasco (At 9).

Nenhum poder terreno pode fechar os lábios de um homem regenerado e incendiado pelo Espírito Santo. Quando os contemplam o Rei, a boca não deve parar de proclamar. Portanto, seja você também ocado pelo Espírito Santo de Deus e tenha um coração ardente para comunicar com poder o evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.

Ninguém pode apagar a chama que o Espírito Santo inflama.

Graça e paz!!!

Deixe um comentário