Volte amanhã!

“Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, E algum de vós lhe disser: Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos, e lhe não derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? Assim, também, a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.” Tg 2:14-17

Em certa ocasião observei um pequeno aviso em uma mercearia que dizia o seguinte: “Fiado só amanhã”. Aviso simples, bem-humorado, até educado, inteligente e revelador. Naquele estabelecimento não se vendia a crédito, pois sempre que o cliente lá voltasse encontraria a mesma mensagem: “Fiado só amanhã” – o dia que nunca chega.

Certamente o proprietário tinha bons motívos para colocar aquele aviso. É mais do que provável que ele, como pequeno comerciante, já tivesse enfrentado a dura situação de vender fiado esperando receber no dia ajustado e tenha perdido a mercadoria e o cliente. Isso é muito comum no comércio de bairro, onde todos se conhecem e, por causa dos maus pagadores que agem de má fé, outros, necessitados de fato, também perdem o crédito.

Até entendo o motivo que levou aquele comerciante a suspender o crédito. Diante de um mundo cheio de enganadores é sempre bom estar antento para não ser mais uma vítima. Mas quero alertar para o perigo de fecharmos o nosso coração indiscriminadamente e tratarmos a todos como prováveis enganadores, e de utilizarmos o famoso “volte amanhã”, semelhante ao conteúdo daquele aviso na mercearia, para nos esquivarmos da obrigação cristã de ajudar o verdadeiro necessitado.

Este problema é atual, mas não é novo – a Bíblia nos alerta há milênios sobre esta questão (Pv 3:28). Muitas vezes, o necessitado não pode esperar até o outro dia. Lembre-se, por exemplo, que uma criança com fome hoje precisa de alimento HOJE, não amanhã ou na semana que vem. Aquele que está tremendo de frio no inverno precisa de nossa ajuda naquela estação e não quando o verão chegar. Percebendo a real necessidade de seu próximo, e estando ao seu alcance ajudá-lo, nunca diga “volte amanhã” – ajude hoje!

Seja um instrumento de Deus para abençoar ao seu próximo!

Graça e Paz!!!

Deixe um comentário