Você é um vencedor ?

“Ao que vencer, eu lhe concederei que se assente comigo no meu trono.

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”. Apocalipse 3: 21-22

Uma promessa foi feita pelo Senhor aos vencedores da Igreja de Laodicéia. Mas não se engane!

Antes da promessa proferida nos versos 21 e 22, o Senhor adverte duramente esta Igreja. (v.14-20).

“Laodicéia” é formada pela junção de duas palavras: Laos (povo, comum) e “Dicéia” (costume ou opinião). Deve significar, portanto, “costume ou governo do povo”. A igreja de Laodicéia aponta para a Igreja dos últimos dias, ou seja, a Igreja dos nossos dias atuais. Você sabia que o Senhor repreende a todos aqueles a quem Ele ama? (v.19). Mas o que exatamente o Senhor quer nos ensinar através desta dura exortação?

Quem é o vencedor citado no verso 21? Vejamos:

1.       O vencedor é aquele que tem um posicionamento firme: (v.15-16) – Laodicéia trazia sua água de uma cidade chamada Hierápolis. No longo trajeto, a água que era trazida por uma longa tubulação ficava morna e foi por isso que a cidade ganhou a reputação de não ter uma água boa para beber. Ao engolir esta água, muitas pessoas vomitavam. Semelhantemente, Jesus diz que a Igreja de Laodicéia era morna, e por isto Ele estava prestes a “vomitá-la” de sua boca.

O que é uma pessoa morna? É aquela pessoa indefinida, que não tem posicionamentos claros, que tenta agradar a todos e ficar bem com todos. A “mornidão” espiritual é característica do crente dos últimos tempos. Avalie isto em sua vida. Não tente agradar a todos! O evangelho do Senhor é assim: Quem não ajunta espalha (Mt. 21: 30), ou é SIM ou NÃO (Mt. 5: 37), nada de ficar em cima do muro. Quem quiser ser amigo do mundo constitui inimigo de Deus (Tg. 4: 4). Você é alguém que se posiciona firmemente na sua fé? Você é um cristão morno ou você é um cristão vencedor? Caso negativo posicione-se hoje mesmo.

2.       O vencedor é aquele que está disposto a pagar o preço: (v.17-18) – Laodicéia era uma cidade muito rica. Era uma igreja auto-suficiente. Nesta cidade, havia minas de ouro, grande produção de roupas de lã, casacos de pele, etc. Também era um centro de medicina avançada que desenvolveu um composto químico em forma de pó que era um remédio muito efetivo contra doença dos olhos e ouvidos. É muito fácil dizer que tudo está bem na vida espiritual, porém Jesus sabe a verdade! Ele vê (considera) as obras e sonda os corações.

A igreja mentia para si mesma, mas não para Jesus. Veja como Jesus discerne o verdadeiro estado daquela igreja:

a)      Miserável: Para a igreja de uma cidade culta, o Senhor diz que o seu orgulho a tornou miserável, pois era incapaz de enxergar a sua real necessidade

b)      Pobre: Para a igreja de uma cidade rica, na ótica de Deus a igreja era pobre em experiência e revelação do Senhor

c)       Cega: Para a cidade largamente conhecida por se destacar no tratamento de olhos, a igreja se tornou cega e não procurou o verdadeiro tratamento do grande Médico.

d)      Nua: Para a cidade que produzia e se destacava no comércio de roupas de lã, a igreja andava nua, sem a vestimenta de justiça oferecida por seu Senhor.

Eis o conselho de Deus para quem deseja realmente quer ser um vencedor.

“Aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas.” Apocalipse 3: 18.

Muitos cristãos não gostam do conceito de pagar o preço, mas aqui diz que o Senhor está “vendendo”:

a)      Ouro: O ouro representa a glória de Deus. Muitos querem ser cheios desta unção.

Mas a unção tem preço. O preço da entrega genuína. Você está disposto a ser um vencedor?

b)      Vestes brancas: Em Apocalipse 19: 8, diz que as vestiduras são os nossos atos de justiça. Portanto vida de santidade, vida reta, consagração diante do Senhor com jejum e oração constante também custa caro. Você está disposto a ser um vencedor?

c)       Colírio: Isto fala de revelação. Revelação de Deus é algo que você só terá se pagar o preço da busca incessante. Deus não revela seus mistérios a quem não está interessado em ouvi-los.

Graça e Paz !

Deixe um comentário