Herdeiros

“E cresceram os meninos, e Esaú foi varão perito na caça, varão do campo; mas Jacó era varão simples, habitando em tendas. E amava Isaque a Esaú, porque a caça era de seu gosto, mas Rebeca amava Jacó. E Jacó cozera um guisado; e veio Esaú do campo, e estava ele cansado: E disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou cansado. Por isso se chamou o seu nome Edom. Então disse Jacó: Vende-me, hoje, a tua primogenitura. E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer, e para que me servirá, logo, a primogenitura? Então disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó. E Jacó deu pão a Esaú e o guisado das lentilhas; e este comeu, e bebeu, e levantou-se, e foi-se. Assim, desprezou Esaú a sua primogenitura.” Gênesis 25:27-34

Como foi fácil para Jacó conseguir o direito de filho mais velho! Sabia que Esaú, o primogênito, era vulnerável: poderia saciar sua fome a qualquer preço. Dito e feito! Por um prato de comida, Esaú vendeu sua primogenitura a Jacó. Quando chegou o tempo de Isaque confirmar o direito a esaú, Rebeca ajudou espertament para que, na ausência do outro filho, Jacó o recebesse (Gn 27). No entanto, ele teve de fugir para distanciar-se de Esaú, que prometera matá-lo. Ainda hoje se leventam questões em torno de herdeiros e heranças. Como no caso dos filhos de Isaque, quantos sofrimentos não resultam de ambicionar vantagens!

Em contraste, em Romanos 8:17a, a Bíblia declara que você, sendo cristão, vai receber muito mais do que um milionário tem! Pois quando você entregou sua vida a Cristo, tornou-se herdeiro de Deus, o criador de tudo. Você sabia que era co-herdeiro com Cristo desde quando recebeu o direito de ser filho de Deus (Jo 1:12)? Pela vitória na sua morte e ressurreição, Cristo herdou tudo do Pai e incluiu todos os seus na herança: “Tudo é de vocês, e você são de Cristo, e Cristo de Deus” (I Co 3:22-23). Não há, porém, razão para pensar que o cristão possa esperar que Deus lhe dê riquezas materiais, pois trata-se da relação exclusivamente espiritual de Cristo com os seus seguidores. O melhor caminho é seguirmos os fiéis do passado, que avistavam pela fé a cidade celestial, cujo arquiteto é Deus mesmo (Hb 11). No fim dos tempos, Deus proporcionará aos que permaneceram na sua fé em Cristo uma entrada triunfal na cidade gloriosa, a Nova Jerusalém (Ap 21). Somente naquele dia veremos o quanto herdamos de Deus e com Cristo por sermos filhos dele. Habitando os “muitos aposentos” prometidos por Jesus em João 14, o serviremos para sempre num plano que hoje é impensável!

Nenhuma herança material se compara com o que Deus tem para os seus filhos.

Graça e Paz.

Deixe um comentário