“Desanimo pelo caminho”

“Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus chegou perto e começou a caminhar com eles, mas alguma coisa não deixou que eles O reconhecessem”. (Lucas 24.15-16)

Emaús (grego, em latim: Emmaus, em hebraico: Hammat, significa “riacho quente”, em árabe: Imwas) foi uma cidade antiga localizada a aproximadamente 11 km (levava por volta de 2 horas a caminhada) ao noroeste da cidade de Jerusalém. De acordo com as escrituras cristãs, Jesus apareceu perante dois de seus discípulos em Emaús após a sua ressurreição (Lucas 24:13-35).
O único livro que fala sobre essa passagem é o evangelho de Lucas.

Em direção a Emaús, os discípulos conversavam e discutiam sobre os últimos acontecimentos, entristecidos por ver sua esperança morta na cruz. Ouviram notícias de que algumas mulheres afirmavam que a Esperança estava viva, mas não encontraram Jesus naquele lugar, apenas um túmulo vazio. Eles demoraram para entender o que os profetas disseram.
Assim como esses discípulos, que desorientados, cansados e perdidos, saíram de Jerusalém arrasados, em busca de um conforto e de respostas para suas dúvidas e incompreensões, muitas vezes estamos nós, não sabendo bem nem a direção que tomamos. Estamos tão frustrados com a distância entre as verdades que aprendemos e a realidade de nossas vidas que desprezamos assim a leveza de uma vida lado a lado com Cristo, em que a entrega a Ele de nossas cargas nos oferece um relacionamento íntimo baseado na confiança em nosso melhor amigo. Ficamos cegos por nossas obrigações, rotina e cobranças, que caminhamos focados em apenas exercer nossas atividades, seja na igreja, no trabalho ou na faculdade. Ficamos tão distantes que não lembramos mais como é a Sua voz, Seu toque e Seus traços.

Irmãos, as tristezas sugam as nossas forças e energias, tiram o bom humor, afetam nosso corpo, trazem angústia para a nossa alma. Então não fique envolvido demais nas suas tristezas! Quando Jesus morreu, os seus discípulos sentiram os seus planos frustrados. Para eles não existia mais horizontes, expectativas, confiança, e muito menos esperanças (Lc. 24.15).
Quando estamos tristes, preocupados com nossos problemas, sempre fixamos nossos olhos neles; conversamos com alguém a respeito deles, e parece que ficamos numa roda sem soluções.
Quando olhamos demais para nossas tristezas, o nosso mundo parece desabar! Esta é a lição que podemos aprender sobre a vida destes dois discípulos a caminho de Emaús.
Veja sete princípios importantes:
1º – NÃO PERCA A CONSCIÊNCIA DA PRESENÇA DE JESUS (vs. 18.21)
Estes versos dizem: “Enquanto conversavam e discutiam o próprio Jesus chegou perto e começou a caminhar com eles, mas alguma coisa não deixou que eles o reconhecessem.”. Muitas vezes achamos que Jesus não está perto de nós. Você já se sentiu assim? O texto diz ainda: e um deles chamando Cleopas disse: Será que você é o único morador de Jerusalém que não sabe o que aconteceu nestes últimos dias?
O que foi? Perguntou Jesus. Eles responderam: o que aconteceu com Jesus de Nazaré. Esse homem era profeta de Deus, era poderoso em atos e palavras. Os chefes dos sacerdotes e nossos líderes o crucificaram. “E a nossa esperança era que fosse Ele que iria libertar Israel”. No coração daqueles homens morava uma desconfiança tão grande que não perceberam a presença de Jesus, porque tinham perdido a noção e a certeza sobre a pessoa de Jesus. Irmão, Quem é Jesus para você?
“Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. Mateus 28:20”

2º – NÃO DEIXE A TRISTEZA LHE CONTAGIAR POR CAUSA DAS CIRCUNSTÂNCIAS (v.17).
Na nossa vida acontecem certas situações, com as quais precisamos aprender a lidar, porque nem tudo é tão fácil como pensamos ou esperamos. Aqui diz: “Eles pararam, com um jeito triste”. Quando achamos que Jesus não está por perto para nos ajudar perdemos a paz. Nosso rosto se abate, entra a tristeza. A tristeza traz desconforto e provoca sofrimento.
O estado de tristeza pode ser tão forte que produz depressão. Mas também pode ser considerado um momento de reflexão quando se passa a valorizar a alegria e a felicidade. Mesmo sendo realidade a presença de situações de tristezas, é importante que aprendamos a superá-la. Para lidar com a tristeza, é necessário pedir sabedoria e ajuda de Jesus. Então Ele nos ensinará que existem maneiras de se tirar proveito dos maus momentos que a tristeza nos proporciona.
“Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. 1 Pedro 5:7”

3º – NÃO PERCA A SENSIBILIDADE DE OUVIR TESTEMUNHOS (vs. 22-24).
O versículo diz assim: “É verdade que também algumas mulheres dentre nós nos maravilharam, as quais de madrugada foram ao sepulcro; e não achando o seu corpo, voltaram dizendo que também tinham visto uma visão de anjos que dizem que ele vive. E alguns do que estavam conosco foram ao sepulcro e acharam ser assim como as mulheres haviam dito, porém, não o viram”.
Outras pessoas falaram sobre a ressurreição, mas eles não acreditaram.
Nos nossos dias muitas pessoas têm testemunhado daquilo que Jesus tem feito na vida delas, mas muitos tem duvidado deste milagre. E você? Acha que Jesus não vai fazer na sua vida?

4º – NÃO PERCA O ENTUSIAMO PELA PALAVRA DE DEUS (vs. 25-27).
Vamos ler o texto: “Então Jesus lhes disse: – Como vocês demoram a entender e a crer em tudo o que os profetas disseram! Pois era preciso que o Messias sofresse e assim recebesse de Deus toda a glória. E começou a explicar todas as passagens das Escrituras Sagradas que falavam dele, iniciando com os livros de Moisés e os escritos de todos os Profetas”.
Apesar de ser o próprio Jesus que estava falando, houve certo momento que eles não o reconheceram, pois estavam desestimulados. Jesus falou sobre tudo o que a Palavra dizia sobre Ele, mas eles não o reconheceram. Você tem buscado a Deus em sua Palavra? O que a Bíblia tem a ver com seus problemas? Se você não tem experimentado isso, há duas atitudes que você deveria tomar para gerar uma mudança na sua vida: restaurar o seu relacionamento com Jesus, e santificar-se de novo. O ardor e a paixão pela palavra, lhe trará um novo ânimo de participar dos sinais e maravilhas de Cristo.
“Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. Salmos 119:105”

5º – CONVIDE JESUS PARA ESTAR COM VOCÊ (v. 29).
Diz o v.29: “Mas eles insistiram com ele para que ficasse, dizendo: -Fique conosco porque já é tarde, e a noite vem chegando. Então Jesus entrou para ficar com os dois”. A palavra fica conosco tem o sentido de permanecer, estar e continuar. Mostra a importância da presença de Jesus. Naquele momento eles desejavam compartilhar uma refeição em Sua companhia. Será que temos demonstrado para Jesus que ele é importante na nossa vida?
“Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Apocalipse 3:20”

6º – DEIXE JESUS LHE GUIAR NA SUA COMUNHÃO (v.30).
Lc. 24.30: “Sentou-se à mesa com eles, pegou o pão e deu graças a Deus. Depois partiu o pão e deu a eles”. Somente se dava o direito de conduzir a comunhão do partir para uma pessoa que nitidamente fosse reconhecida como autoridade espiritual. Devemos convidar Jesus para que nos guie em sua santa comunhão com Deus. “Eu sou o caminho ninguém vai ao Pai senão por mim”. É preciso restaurar a nossa consciência da presença de Cristo (vs.31). Restaurar a nossa Adoração Significa Saber que Jesus Voltou Para os Seus e Voltará Mais uma Vez. Eles voltaram a reconhecer Jesus como o Filho de Deus, o Prometido, o Libertador, o Messias, o Santo de Deus!. Você tem crido assim?
“Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo. João 6:51”

7º – RESTAURE O ARDOR (PAIXÃO) PELA PALAVRA DE DEUS (v.32)
“Então eles disseram um para o outro: – Não parecia que o nosso coração queimava dentro do peito quando ele nos falava na estrada e nos explicava as Escrituras Sagradas?” Perceberam que aquilo que estavam sentindo quando Jesus lhes anunciava a Palavra, ardia em seu coração, mas só ficaram conscientes deste valor quando pediram a Jesus para guiá-los na Comunhão. Eles se levantaram logo e voltaram para Jerusalém
Voltaram para Jerusalém onde estavam os outros discípulos. Voltaram para somar. Voltaram para estar juntos. Voltaram para arregaçar as mangas. Voltaram para juntos servirem a Jesus. Você tem deixado de SOMAR NA SUA CONGREGAÇÃO? Então é hora de voltar para Jerusalém. Lá era o lugar onde Jesus queria que seus discípulos permanecessem antes do dia do Pentecostes.
“Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. João 16:13”

Conclusão

Hoje, convide o Espírito Santo para ficar com você. Isto desviará seus olhos da sua triste caminhada. Aqueles dois viajantes puderam experimentar e sentir durante a sua caminhada que estavam vivendo um momento especial quando perceberam que era Jesus!. Mas para isso acontecer, você precisa desistir de Emaús, se levantar, e voltar logo para Jerusalém!.
Lá você terá a restauração da consciência da presença de Cristo. Terá o restabelecimento do ardor pela palavra de Deus. Ganhará a retomada da sua trajetória cristã. E por fim terá a restauração do ardor da Palavra de Deus no seu coração.

Graça e paz!!!

Deixe um comentário