As lições de Jesus a Nicodemos

“Ora, havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus. Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe: Rabi, sabemos que és Mestre, vindo de Deus; pois ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele. Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te haver dito: Necessário vos é nascer de novo.O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz; mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.” João 3:1-8

Nicodemos era um mestre de Israel que fazia parte da religião dos fariseus.
Os fariseus era um grupo que vivia separado não apenas dos outros povos, mas também dos outros Israelitas. Tinham o hábito de observarem praticas minuciosas. (lavar as mãos antes de comerem, lavarem jarros e copos).
Este grupo foi fortemente criticado por João Batista o precursor de Jesus e pelo próprio Jesus. Eles são aqueles que acusaram Jesus de expulsar demônios pelo maioral dos demônios.
Mas havia entre eles muitos indivíduos piedosos e de grande influência entre o povo, como por exemplo, Simão aquele que convidou Jesus para comer em sua casa, quando aquela mulher pecadora molhou os pés de Jesus e os enxugou com seus cabelos. Podemos citar ainda Gamaliel um mestre em Israel e o próprio Paulo que outrora era chamado de Saulo de Tarso.

  • A maneira que Jesus vivia e os sinais que ele realizava; a forma que ele tratava as pessoas desperta neste homem o desejo de ter um particular com Jesus.
  • O ambiente de desnudamento que ele gerava nos corações humanos com certeza levou Nicodemos a uma audiência particular com o mestre da vida.

E deste encontro de Nicodemos e Jesus podemos aproveitar muitas lições:

1) Conhecimento de Deus e do Evangelho por si só não nos garante vida eterna. Versos 2 e3.
• Nicodemos declarou que tudo o que Jesus fazia só tinha explicação baseado na tese de que Deus estava com ele, ou seja, Nicodemos demonstrou conhecimento.
• Mas a resposta de Jesus a ele foi categórica, “quem não nascer de novo não tem acesso ao Reino de Deus”.

2) A única verdade que nos conduzirá a vida eterna é a obra realizada em nós pelo Espírito Santo. Versos 4-6.
• Talvez na cabeça de Nicodemos quando ele disse ser impossível alguém voltar ao ventre de sua mãe, ele entendia ser impossível mudança de caminho e conversão.
• Mas Jesus contrapõem esta idéia e diz” Quem é nascido na carne é carne, é o que é nascido do espírito é espírito”.

3) De posse da vida eterna pela obra do espírito devemos nos submeter à vontade de Deus. Versos 7-8.
• Ninguém que nasceu de novo vive uma vida de qualquer jeito, fazendo o que lhe agrada.
• A afirmação de Jesus é que o vento nós o sentimos, mas não sabemos para onde vem nem para onde vai, assim é todo aquele que foi gerado no espírito.

Graça e paz!!!

Deixe um comentário