Troca de uniforme

“Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos, E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou” Colossenses 3.8-10

… visto que vocês já se despiram do velho homem com as suas práticas, e se revestiram do novo… (Cl 3.9b-10a).

Cada circunstância específica da nossa vida exige um tipo de vestimenta correspondente. Ninguém entraria num jogo de futebol usando um traje social, como terno e sapatos, pois isso atrapalharia muito o desempenho da pessoa em campo. Da mesma forma, ninguém iria a um jantar de gala usando um uniforme esportivo e chuteiras, pois estaria totalmente inadequado para tal situação. Ou seja, roupa certa para a situação certa: esta é a regra básica.

Em nossa vida espiritual as coisas também funcionam dessa maneira, e o apóstolo Paulo usou a ilustração de vestir um traje adequado para ensinar sobre dois momentos diferentes da vida espiritual de uma pessoa. O velho homem costuma usar um traje que lhe é apropriado. Ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem indecente e mentira são algumas das coisas que Paulo cita, mas essa lista poderia aumentar ainda mais. Essas são as práticas de uma pessoa que vive longe de Deus e de sua vontade.

Entretanto, quando uma pessoa é transformada por Cristo, o uniforme antigo já não lhe é mais adequado e precisa ser trocado. Paulo afirma categoricamente: “mas agora, abandonem todas estas coisas” (v 8). É necessário despir -se do velho homem e de suas práticas (v 9). Esse traje velho e sujo é inadequado para uma nova vida em Cristo.

Todavia, um segundo passo é igualmente importante: não basta apenas despir-se do uniforme impróprio. É necessário revestir-se de uma nova vida, e uma nova vida segundo a imagem do Criador (v 10). Todos foram criados à imagem de Deus, mas nós a corrompemos e precisamos de uma nova criação em que somos agora transformados segundo a imagem de Jesus Cristo.

Precisamos usar um uniforme que seja apropriado à nossa nova condição: de pessoas justas e santas na presença de Deus.

Graça e paz!!!

Deixe um comentário